Congregação Santíssima Trindade-Casa Amarela/Recife; Congregação Emanuel-Sucupira/Jaboatão dos Guararapes; Congregação Heróis da Fé/Caruaru; Ponto Missionário em Matriz da Luz/Moreno. Informações: (081)3268-4735 - nivaldogarciape@uol.com.br
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3.16)

História-Paróquia do Recife


Crianças cantando na festa de reinalguração do
templo em Sucupira. É o futuro da Igreja sendo
cultivado e mantido na alegria de servir
ao Senhor desde bem cedo.
Pastor Rodolpho Hasse pregando em culto missionário
em Salvador, BA na década de 1950. Hasse foi o
responsável pela missão no Norte e
Nordeste do Brasil.
A Paróquia luterana do Recife é uma igreja que faz parte da história dos luteranos no Brasil. Foi a primeira comunidade no Nordeste brasileiro. Nossa história começa em novembro de 1950, quando o então pastor Rodolpho Hasse, a pedido de ouvintes daHora Luterana, fez uma visita a Recife, terceira capital brasileira e a que mais crescia na época. A viagem foi feita de avião, tendo o pastor saido do Rio de Janeiro às 05h15 min e chegando a Recife às 14hs do dia 3 de novembro. O primeiro culto luterano foi realizado na Veneza Brasileira no dia 5, domingo, no salão de música da Escola Técnica Industrial com a presença de nove ouvintes da Hora Luterana. Nos dois dias seguintes o pastor fez visitas e encontrou um bom números de descendentes alemães de afinidade luterana. Nesses dois dias visitou em Recife e em Paulista, nas fábricas Lundgreen, cerca de cinquenta chefes de família alemães que trabalhavam como técnicos e no comércio. Visitou também o cônsul suíço que emitiu convites convocando a colônia suíça a comparecer num culto. O pastor Hasse estava convencido de que Deus queria mesmo a formação de uma igreja naquela cidade. "Tive a impressão de que nunca tivemos entrada tão promissora num campo de missão como esta". Num culto realizado na terça-feira. compareceram 70 ouvintes da Hora Luterana. A comissão missionária da IELB resolveu enviar imediatamente um obreiro para a nova missão. O pastor Arnaldo Schüler aceitou o chamado para pastorear aquela nova igreja em formação. O pastor Schüler chegou como primeiro missionário residente em janeiro de 1951. Hoje a pequena comunidade tornou-se uma Paróquia formada por duas Congregações (Casa Amarela e Sucupira), uma Missão (Caruaru) e um ponto de pregação (Matriz da Luz - Moreno). Cada dia o Senhor abençoa ricamente a sua Igreja em terras pernambucanas.