Congregação Santíssima Trindade-Casa Amarela/Recife; Congregação Emanuel-Sucupira/Jaboatão dos Guararapes; Congregação Heróis da Fé/Caruaru; Ponto Missionário em Matriz da Luz/Moreno. Informações: (081)3268-4735 - nivaldogarciape@uol.com.br
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3.16)

domingo, 31 de outubro de 2010

Culto da Reforma na Congregação Emanuel

Domingo, dia 31/10, foi a data em que os luteranos do mundo inteiro celebraram o Dia da Reforma da Igreja. Esse ano de 2010 comemoramos o 493º aniversário da Reforma Luterana. Abaixo algumas fotos do culto realizado na Congregação Emanuel em Jaboatão dos Guararapes:

Alguns dos componentes do ministério de música da congregação:
Leonardo, Paulo, Geyson e Fabiana.

Rev. Nivaldo Garcia.
Rev. Juarez Bocarte ministrando o sermão.




Benção araônica.
Apresentação das crianças.


Em comemoração à Reforma Luterana, João Batista presenteou a
congregação com uma imagem do reformador Martinho Lutero.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

REFORMA: EU E O SENHOR SOMOS MAIORIA!

Rosa de Lutero
           Usei esta frase outro dia em um devocional: “Eu mais o Senhor somos maioria!” Esta é uma frase de efeito, mas não é só isso. Ela contém uma verdade fundamental, e uma afirmação de fé muito consistente. Quando aplicamos essa frase à Reforma podemos ver a ação de Deus na história, usando Lutero como instrumento na restauração da verdade.
Quando pensamos na Reforma falamos do movimento religioso que propunha reformar uma série de doutrinas e práticas que estavam em vigor na Igreja e que não estavam de acordo com princípios cristãos expostos na Bíblia. Lutero não queria e nunca foi sua intenção fundar uma nova Igreja, mas sim que a Igreja reconhecesse seus erros e os coibisse. Muitos não vêem neste período mais do que um movimento de oposição político-religioso, mas queremos lembrar que ele foi bem mais do que isso, ele foi um movimento de fé, motivado e empurrado por ela para o resgate de uma verdade necessária e fundamental para todo o ser humano, de que nós somos salvos, vivemos e somos perdoados por um ato da misericórdia e da bondade de nosso Deus, que veio ao nosso encontro no seu Filho o Salvador Jesus. Não foi porque fizemos alguma coisa, mas porque Deus nos amou.
Martinho Lutero
Conta a história que Lutero, já professor e Doutor, numa das noites de 1514 fez uma grande descoberta. Estava trabalhando em suas anotações sobre o livro de Salmos. O salmista tinha citado as palavras que Jesus proferiu sobre a cruz: “Deus meu, Deus meu porque me abandonaste?” Lutero estava intrigado, porque haveria o santo filho de Deus sentir-se abandonado pelo Pai? Lutero tinha se sentido assim muitas vezes, mas ele era pecador e Jesus era puro e sem pecado. A única resposta é que Cristo tomou sobre si mesmo os nossos pecados. Certamente o Deus que fez isso por nós é um Deus misericordioso! No entanto Deus não é apenas misericordioso; ele é também santo e justo. Lutero já tinha se deparado com as palavras, “Justiça de Deus!” Para ele isso mostrava que Deus demonstra a sua justiça e sua retidão castigando os pecadores, essas palavras eram motivo de temor. Como Paulo muitas vezes desenvolve esse conceito, Lutero se volta para as suas cartas na tentativa de entendê-lo melhor. Em Romanos 1.17 podemos ler: “Visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”. Lutero pode perceber o real significado do termo “Justiça de Deus”, que não significa a bondade que o próprio Deus tem, mas sim a bondade que ele nos outorga, essa justiça não é uma recompensa, mas sim um presente gratuito dado a todo aquele que crê que Jesus sofreu e morreu pelos seus pecados, em seu lugar. Lutero ficou emocionado com essa redescoberta e disse: “Senti-me exatamente como se tivesse nascido de novo”. Pela primeira vez em sua vida Lutero pode ter a certeza de que os seus pecados estavam perdoados. Deus não deixou de ser justo, ele castigou o pecado, mas não em nós, ele castigou o pecado em seu Filho.
Deus, em sua sabedoria, providenciou um momento histórico propício para que a Reforma pudesse acontecer. No dia 31 de Outubro de 1517, Lutero fixa na porta da Catedral de Wittemberg, 95 despretensiosas teses. Lutero se propunha a um debate acadêmico sobre o valor das indulgências e seus efeitos na vida dos cristãos, das Comunidades Cristãs e da Igreja Cristã. A partir desse momento, nem Lutero poderia ter previsto o que iria acontecer. Os fatos se desenrolaram de tal forma que Lutero foi levado a defender e aprofundar cada vez mais as verdades que defendia. Ele estava se indispondo contra a autoridade máxima do Império. O fato é que a Reforma se desencadeia e Lutero em pouco tempo se vê diante do próprio Imperador defendendo essas verdades. 
 Apesar do Papa ter excomungado Lutero em janeiro de 1521, quem poderia declarar Lutero um fora-da-lei era o Imperador Carlos V, mas o Imperador precisava do apoio da Alemanha contra a França e os Turcos e não podia se indispor contra os príncipes eleitores da Alemanha. Lutero, como poucos, viveu a frase acima. “Eu e Deus somos maioria!” Muitas vezes ele questionou se estava de fato certo. Mas amparado pela Palavra de Deus e pela certeza de que estava de acordo com ela, compareceu diante do Imperador na dieta de Worms para defender as verdades bíblicas e doutrinárias redescobertas na Palavra e expostas em seus escritos.  Os seus amigos insistiram para que ele não fosse, ao que ele respondeu: “Cristo ainda vive, e eu entrarei em Worms a despeito dos portões do Inferno e dos poderes das trevas.” Num primeiro momento, em que estavam presentes todas as autoridades do Império, e o próprio Imperador, lhe lançaram uma pergunta de duplo sentido em que cabia a ele apenas se retratar,“Dr. Lutero, o senhor admite que esses livros são seus e que estava errado no que escreveu?” Os títulos foram lidos e Lutero pede um tempo para pensar, pois argumenta que a questão diz respeito a Deus e a fé das pessoas. No dia seguinte Lutero, mais seguro, responde sobre a questão, e diz: “A menos que me convençam pela Escritura ou por razões claras, de que estou errado, eu permaneço constrangido pelas Escrituras. Não posso me retratar, Deus me ajude. Amém.” Ali estava Lutero! Sozinho? Não, com a maioria que é Deus. Deus estava no contexto histórico e político, nos amigos que o apoiavam, nos príncipes cristãos que reconheceram em seus escritos a autoridade da Palavra, ou seja, Lutero mais Deus era maioria!
            Tudo isso é mais do que uma boa história. O que a mensagem da Reforma tem a nos dizer ainda hoje? Tudo o que o próprio Evangelho nos diz, e o que relembra o apóstolo Paulo em Efésios 2. 8-9 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” O centro do próprio Evangelho é o que Lutero redescobriu de que nós somos salvos por um ato de pura bondade e amor de nosso Deus, a Graça, e que recebemos essa salvação  pela fé em Jesus.
Qual a relevância dessa mensagem hoje? – Penso nas muitas pessoas que se sentem culpadas por causa de seus pecados e não tem a certeza de saberem que são perdoadas pela Graça de Deus. - Penso nas muitas pessoas que ainda hoje vivem em sistemas religiosos que não deixam claro o favor de Deus. – Penso nas muitas pessoas que não se sentem amadas e queridas, por não terem a consciência de que Jesus morreu por todo o mundo, mas que morreu por elas individualmente. – Penso nas muitas pessoas que se esforçam muito em suas vidas, e tentam assim comprar a salvação e obter o favor de Deus e não tem a certeza de que o favor de Deus é Graça de graça. – Penso nas muitas pessoas que poderiam viver com alegria a sua fé, capacitadas por Deus, por amor e gratidão ao Salvador, mas ainda tem pavor de Deus. - Penso nas muitas pessoas desesperadas na hora de sua morte por uma consciência atribulada e que morrem em completo desespero. – Penso nas muitas pessoas que vão ser condenadas ao Inferno por não confiarem em Jesus como seu Salvador. - Por todos esses motivos lembrar de que nós somos salvos pela graça de Deus é a coisa mais importante que nós podemos fazer.
Que Deus nos abençoe quando celebramos a Reforma, que não seja apenas o momento de exaltar um herói da fé como foi Lutero, mas seja um momento de gratidão pela salvação que nós temos em Cristo. Amém

“O justo viverá por fé.” Romanos 1.17.

Rev. Rubens José Ogg - Secretário Nacional da IELB
Lutero pregando em Wittenberg

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

FESTA DA REFORMA LUTERANA

Brasão de Armas de Lutero, a Rosa de Lutero, no dossel da
porta Catarina, da Casa de Lutero, em Wittenberg, 1540
Já se passaram 493 anos desde aquele memorável dia, em que Deus, despertou Martinho Lutero para servir como instrumento em Suas mãos, na recondução da verdade que liberta e da justificação pela fé. Assim, ele afixou as 95 teses na porta da igreja de Wittenberg, na Alemanha. Começava ali uma luta, o empenho firme e decidido baseado em três grandes pilares:  Sola Gratia, Sola Fide e Sola Scriptura, ou seja, baseado na Bíblia, a Palavra de Deus, sabemos e cremos que a nossa salvação não é por méritos nossos, mas unicamente pela fé no Senhor e Salvador Jesus.

Hoje louvamos a Deus por aquele 31 de outubro de 1517.  Louvamos a Deus, que usou e usa fracos, limitados e falhos seres humanos, como foi Martinho Lutero, para através deles realizar Sua obra nesse mundo. Hoje louvamos a Deus, porque depois de 493 anos, ainda continuamos pregando, confessando e proclamando que o “Justo viverá por fé.” (Rm 1.17). Louvamos a Deus que conservou a doutrina pura e clara em nosso meio.
Nosso pedido e nossa súplica é que Deus, por sua misericórdia nos conserve firmes e fiéis às Sagradas Escrituras. Nesse mundo de tantas tentações, de tantas adequações e tantas acomodações, que Ele jamais permita que o liberalismo, costumes, praxes, tradições e ou adaptações deste mundo, se sobreponham a verdade única e absoluta da Bíblia Sagrada.
Não cansemos de agradecer, compartilhar e refletir essa mensagem da graça de Deus, pela fé em Cristo. Nessa graça, nessa fé, podemos olhar para frente tranqüilos, serenos, esperançosos e, com Lutero dizer:  “Se vierem roubar os bens, vida e o lar, que tudo se vá, proveito não lhes dá, os céus nos são deixados.”
Rev. Egon Kopereck
Presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil - IELB

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

31 de Outubro - para ficar na história!


Imagem representando Dr. Martinho Lutero afixando as
"95 Teses" na porta da igreja de wittenberg  em 31/10/1517
Em busca por dias melhores, condições melhores, vida digna, paz e liberdade, no próximo domingo, 31 de outubro, o povo terá oportunidade de fazer a diferença. As eleições para o segundo turno que estão na reta final apontam, segundo promessas, para dias melhores. Independente de quem estará ocupando o mais alto cargo do poder executivo, convém lembrar que este dia ficará na história como marco de um novo tempo. Queira Deus que seja uma benção para todos!
Há 493 anos num outro 31 de Outubro, a história de toda uma sociedade, presenciaria um marco fundamental para história atual. É Verdade que tenha acontecido numa época em que este país era uma colônia, mais explorada do que nunca – num continente há milhares de quilômetros, de uma cidade alemã chamada Wittenberg, onde um homem lançaria 95 teses que influenciariam todo o modo de ver e entender família, política e religião. Quando aqui nem se pensava, lá já se lutava.
A intenção era simples: combater e moralizar práticas absolutamente condenáveis, que estavam tornando a sociedade um antro de exploração. Igreja e Estado se misturavam e faziam de todas suas atividades um verdadeiro comércio, onde o suborno imperava. A família estava em decadência se não pior, semelhante a atual.
Aquele 31 de Outubro, desafiaria a várias gerações e continua desafiando as atuais: transformando igrejas em instrumentos de Deus para proclamação do Evangelho, ou seja, tarefa única de ensinar e levar pessoas a fé em Cristo Jesus; não de comércio de perdão, venda de indulgências ou todo tipo de prática anti-cristãs, mas voltadas no Salvador.
A história seria diferente com a luta por um Estado laico, independente dos poderes eclesiais. A educação seria defendida como oportunidade de cada família.
Aquele  último dia de Outubro ficaria e ficará na história, pois foi uma volta as fontes, bases, de um cristianismo comprometido com a vida e o bem estar de todos, acima de tudo, apontando para  a três verdades: Somente pela Fé (em Cristo), Somente pela Escritura (base do cristianismo), Somente pela Graça (de  Deus por toda humanidade).
Se hoje podemos ter uma educação cada vez mais levada a sério, uma política que não deve (ou deveria) interferir na igreja (nem o oposto), acesso claro e em nossa linguagem da Palavra de Deus, onde Ele fala nossa língua; devemos àquele 31 de Outubro, aos reformadores da igreja e da sociedade do século XVI. Se hoje colhemos frutos, suas semente foram lançadas num 31, como muitos outros,  para ficar na história!
Que a política e o cidadão, como afirmados pelo reformador Martinho Lutero, sejam uma bênção parra todos,  não importa qual dia do mês ou ano, podemos fazer diferente nossa história!

Márlon Hüther Antunes, Teólogo e Pastor da Igreja Luterana em Maceió-AL

Vídeo sobre a Reforma Luterana

Vídeo do Youtube que mostra um pouco o que seria a Reforma Luterana e em que contexto surgiu. Foi exibida em 2009 pelo SBT.


terça-feira, 26 de outubro de 2010

31 DE OUTUBRO - REFORMA LUTERANA



No próximo dia 31 de outubro comemora-se os 493 anos da Reforma Luterana. Nesta mesma data em 1517, o Dr. Martinho Lutero pregou às portas da Catedral da cidade de Wittenberg, na Alemanha, as 95 teses que marcam o início do movimento do qual nasceu a Igreja Luterana. Mas não são as teses de Lutero o motivo pelo qual a Reforma é lembrada. Isto se deve porque o movimento da Reforma restabeleceu o conceito bíblico sobre as três colunas básicas do cristianismo, que são: As escrituras, a graça e a fé. A respeito das escrituras – a Bíblia Sagrada – cremos ser ela a Palavra de Deus em que o próprio Deus nos diz quem ele é, quem somos nós, e tudo quanto ele nos oferece. Por isso reconhecemos a Bíblia como única e suficiente norma de fé e conduta cristã. O apóstolo Paulo fala da Bíblia como sendo “as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”. (2 Timóteo 3.15) A respeito da graça de Deus, conforme o claro testemunho da Bíblia, cremos que Deus oferece, através de Cristo, o perdão dos pecados e a salvação eterna, sem exigir de nós qualquer pagamento, porquanto Cristo, mediante a sua vida santa e o seu sacrifício expiatório, pagou total e integralmente o preço da redenção de nossas almas. E tendo sido desta forma satisfeita a justiça de Deus. Deus oferece de graça, tanto o perdão total dos nossos pecados, como a salvação eterna a todos os que crêem. O apóstolo Paulo diz: “Todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.” (Romanos 3.23 e 24) A respeito da fé, cremos ser ela a certeza de que tudo quanto a Bíblia diz sobre nós e sobre Deus é verdade. A fé, pois, aceita a graça de Deus, confia no perdão e espera a salvação. A fé é um dom de Deus. O apóstolo Paulo diz: “Justificados mediante a fé, tenhamos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus cristo. E gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.” (Romanos 5.1 e 2) A compreensão bíblica dessas três colunas do cristianismo é um dos grandes motivos porque os luteranos comemoram a Reforma. Escrituras, graça e fé são também o fundamento sobre o qual os filhos de Deus edificam suas vidas; são os parâmetros que nos orientam em meio a tantos desvios de conduta que presenciamos diariamente em nossa sociedade. Escrituras, graça de Deus e fé em Deus, são fontes da “esperança da glória de Deus”. Amém.


Rev. Paulo Kerte Jungi, pastor da Igreja Luterana Cristo Redentor em Foz do Iguaçu-PR

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

43º aniversário da Congregação Emanuel

Aconteceu neste domingo 24/10/2010, a comemoração do 43º aniversário da "Congregação Emanuel" em Jaboatão dos Guararapes-PE. Estiveram presentes vários irmãos da igreja de Casa Amarela, além de muitos visitantes para comemorarmos todos juntos essa data tão especial. Abaixo algumas fotos do evento: